PUC-SP se destaca pela qualidade acadêmica e formação humanista

Conteúdo de responsabilidade do patrocinador

Universidade está com inscrições abertas para o vestibular 2025

A PUC-SP é reconhecida como uma das Instituições de ensino superior mais prestigiadas do Brasil, não apenas pela qualidade acadêmica, mas também pela sua formação humanista. Essa abordagem é fundamental para a formação de profissionais comprometidos com a ética, a justiça social e o desenvolvimento humano. Mesclando a tradição acadêmica humanista com o compromisso de instruir indivíduos de maneira integral, a Universidade forma cidadãos críticos, capazes de refletir sobre questões sociais, culturais e políticas.

A importância da formação humanista da PUC-SP reflete na atuação de seus ex-alunos em diversas áreas. Profissionais formados na Instituição têm se destacado não apenas por suas competências técnicas, mas também pela capacidade de promover mudanças sociais significativas em nossa sociedade. Seja na educação, na saúde ou em áreas criativas. Esses indivíduos são guiados por valores que priorizam o bem-estar coletivo e a responsabilidade social.

UNIVERSIDADE É DESTAQUE EM RANKINGS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Em 2023, a PUC-SP recebeu nota máxima no recredenciamento do Ministério da Educação (MEC). Em 2024, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) classificou a PUC-SP como única Universidade privada do Estado de São Paulo com nota máxima no índice Geral de Cursos (IGC). Esse mês, o ranking britânico QS World Universities Ranking: América Latina e Caribe, classificou a PUC-SP como a melhor universidade privada do Estado de São Paulo com destaque para os critérios reputação acadêmica e reputação entre os empregadores. Esses resultados reforçam o compromisso da Instituição com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.

Puc-SP/Divulgação
PUC-SP se destaca pela qualidade acadêmica e formação humanista
PUC-SP se destaca pela qualidade acadêmica e formação humanista

CONHEÇA ALGUMAS HISTÓRIAS DE EX-ALUNAS QUE TÊM ATUADO EM PROL DE MUDANÇAS SOCIAIS

Anacláudia Marinheiro Centeno Rossbach, ex-aluna da PUC-SP do curso de Ciências Econômicas e do mestrado em Economia Política, foi escolhida para o cargo de diretora-executiva do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Ela estará à frente do Programa durante o mandato 2024-2028.

PUC-SP/Divulgação
Anacláudia conta com mais de 20 anos de experiência no urbanismo e na gestão de políticas de habitação social
Anacláudia conta com mais de 20 anos de experiência no urbanismo e na gestão de políticas de habitação social

Anacláudia conta com mais de 20 anos de experiência no urbanismo e na gestão de políticas de habitação social e possui amplo conhecimento em desenvolvimento urbano sustentável. A ex-aluna vem colaborando de diversas formas para a construção de um mundo melhor. Na Prefeitura de São Paulo, liderou inovações para a agenda urbana e de habitação da cidade, apoiando políticas de habitação brasileira. Essa é a primeira vez que o programa ONU Habitat será liderado por uma pessoa latino-americana.

PROFESSORA E ALUNOS TRANSFORMAM ENTULHO EM ROBÔS

PUC-SP/Divulgação

A Profa. Débora Garofalo é uma das 10 finalistas do Global Teacher Prize, prêmio conhecido como o "Nobel" da educação.
Formada em Letras e Pedagogia pela PUC-SP, a professora ficou conhecida por seu projeto "Robótica com Sucata", que visa construir robôs com entulhos e lixos descartados nas ruas ao redor da Escola Municipal Almirante Ary Parreiras, localizada na zona sul de São Paulo, onde o projeto começou. Em três anos, Débora e os 700 alunos da escola recolheram mais de 700 quilos de materiais recicláveis e produziram diversos itens a partir deles, como: carros que se movem por bexiga, mão mecânica feita de papelão, fonte de água com caixa de isopor, entre outros.

Além do reconhecimento internacional, o projeto tem contribuído com a redução dos entulhos pelo bairro.

HISTORIADORA E EX-ALUNA DA PUC-SP ENSINA BALLET NA PERIFERIA DA CAPITAL

PUC-SP/Divulgação
Luana Melinka Cárcamo Aranda é formada em História pela PUC-SP
Luana Melinka Cárcamo Aranda é formada em História pela PUC-SP

Luana Melinka Cárcamo Aranda é formada em História pela PUC-SP. Vinda de Santiago, no Chile, a historiadora leva dança, arte e educação ao Jardim São Luiz, onde viu e viveu de perto a dificuldade que a população da periferia da Capital tem para acessar equipamentos de cultura.

A ex-aluna criou a Cia de Dança e Cultura livre, onde atende cerca de 70 crianças de 3 a 13 anos, num galpão no bairro. O projeto é financiado por ela mesma e pela contribuição das próprias alunas. "Quando comecei a Universidade já estava inserida no universo do ballet. Era uma rotina muito cansativa de estudos e escola de dança. Através da graduação em História consegui entender muito mais sobre o contexto todo da arte. Algumas pessoas diziam que eu tinha que ser uma coisa, mas eu nunca concordei com isso. Queria ser tudo, queria levar a dança para quem aceitasse meu jeito, minha multidisciplinaridade e meus flertes de história, arte de rua, dança, criatividade e espírito de mudança", comentou Luana.

SERVIÇO À COMUNIDADE

A Universidade também conta com quatro unidades de serviços à comunidade, como a Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, vinculada academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, e atua nas áreas da Saúde e da Educação oferecendo conhecimento, inclusão e atendimento interdisciplinar a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem.

O Escritório Modelo Dom Paulo Evaristo Arns, uma Unidade de Prática da Faculdade de Direito da PUC-SP, que compõe o seu Núcleo de Prática e operacionaliza a previsão curricular de estagio para os alunos do Direito através da prestação dos serviços de Assessoria Jurídica Popular gratuita.

A Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" do Curso de Psicologia da PUC-SP, que tem como objetivo a prestação de serviços à comunidade, oferece trabalhos clínicos (diagnóstico, orientação, psicoterapias de diversas orientações teóricas) às pessoas de todas as idades. A clínica também serve como unidade de estágio para os alunos do curso.

A Assistência Judiciária (AJ) 22 de Agosto é um órgão criado pelos alunos da Faculdade de Direito da PUC-SP. Filiada ao Centro Acadêmico 22 de Agosto, fornece assistência judiciária às pessoas de baixa renda, nas áreas de família, criminal e moradia. O objetivo da AJ é garantir maior acessibilidade e capacidade de atendimento à população que necessita de assistência jurídica, reforçando o compromisso da Faculdade de Direito da PUC-SP com a justiça social.

PUC-SP/Divulgação
PUC-SP está com inscrições abertas para o Vestibular 2025
PUC-SP está com inscrições abertas para o Vestibular 2025

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2025
A PUC-SP está com inscrições abertas para o Vestibular 2025. Os alunos poderão se inscrever até 6/11. A prova será presencial, no dia 24/11, e a primeira chamada ocorre em 10/12. Ao todo, são oferecidas 2.382 vagas.
Inscreva-se no site pucsp.br. Boa sorte!

Publicidade