Não é só saúde e alimentação: empresa cria 1º benefício educação do Brasil

BMG, banco BV, CCR, Nestlé, Pague Menos, Heineken e mais de 80 companhias brasileiras estão oferecendo acesso ilimitado a graduações, pós, cursos livres e mentorias para qualificar colaboradores e se preparar para o futuro; conheça a solução criada pelo Unico Skill

Um "plano de educação", que funciona nos moldes de um plano de saúde. Assim dá para resumir o negócio do Unico Skill, empresa brasileira que oferece um produto pioneiro no país: o benefício corporativo de educação ilimitada. Funciona da seguinte maneira: as empresas pagam um valor fixo por colaborador, que passa a ter acesso à plataforma do Unico Skill. "Nossa plataforma é uma ponte entre o colaborador e instituições de ensino do Brasil e do mundo", diz o CEO do Unico Skill, Joca Oliveira. "É como um plano de saúde, em que a carteirinha dá acesso ao serviço médico. No nosso caso, a 'carteirinha' dá acesso à educação ilimitada."

Ao todo, são mais de 26 mil opções de graduações, pós, cursos livres, de idiomas e mentorias, em mais de 90 instituições de ensino brasileiras e estrangeiras, como Harvard, Cambridge, Columbia, Fundação Dom Cabral, Insper, FGV, MBA Esalq-USP, Estácio, Coursera, CNA e outras, com cursos à distância ou presenciais. "Um colaborador que trabalha em uma multinacional, por exemplo, pode fazer um MBA, aulas de inglês particulares e um curso livre focado em gestão de pessoas, tudo ao mesmo tempo. Ou somente um deles. Ou até mais do que isso. Para a empresa, o custo de todos esses cenários é o mesmo", explica Oliveira. "É por isso que usamos o termo 'educação ilimitada': não há restrições para o uso do benefício", complementa.

A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de conferência. À frente, uma mulher com cabelo cacheado e preso está usando um laptop. Ao fundo, outras mulheres estão sentadas ao redor de uma mesa, algumas com laptops e outras com tablets. A sala é bem iluminada, com janelas grandes e paredes de vidro. Há também garrafas de água e copos sobre a mesa.
Divulgação

Demanda do presente e do futuro

Fornecer benefício educacional atende tanto a uma necessidade dos empregadores, que precisam qualificar a mão de obra para fazer frente às novas tecnologias, quanto a um desejo dos colaboradores.

Do lado das organizações, investir em educação de qualidade oferecendo acesso gratuito a milhares de cursos aos seus trabalhadores melhora não apenas o engajamento e a retenção de talentos, mas também prepara o negócio para o futuro, como revelam diversas pesquisas. Uma delas, do Fórum Econômico Mundial, mostra que 59% da mão de obra global precisará se requalificar até 2030 devido às mudanças no mercado com o surgimento de novas tecnologias. No Brasil, onde apenas 18,4% das pessoas com mais de 25 anos têm ensino superior completo, segundo o IBGE, 81% dos empregadores dizem ter dificuldades para encontrar profissionais com as habilidades que eles precisam, de acordo com a consultori Manpower Group.

Não à toa, essa escassez de talentos é apontada pelos CEOs brasileiros ouvidos pela consultoria PwC como a principal ameaça ao futuro das suas empresas - eles também relatam uma grande preocupação com a disrupção tecnológica caso suas equipes não consigam acompanhar transformações como as provocadas pela inteligência artificial generativa.

Os trabalhadores também estão preocupados e querem se preparar para o futuro. Pesquisas mostram uma demanda crescente por educação, que aparece como um dos benefícios mais desejados no mercado de trabalho brasileiro, segundo o estudo "Benefícios Corporativos: O impacto dos benefícios no futuro do trabalho" (MIT Sloan Management Review Brasil/Unico Skill) e o Anuário de Benefícios 2025 (Swile Brasil Leme Consultoria).

Unico Skill e educação ilimitada

O Unico Skill surgiu como uma unidade de negócio da Unico, um dos unicórnios brasileiros, reconhecida como a maior rede de validação de identidade do mundo. "Em 2024, nos tornamos uma empresa independente, mas carregamos toda a expertise da Unico em tecnologia, em validação de identidade e combate a fraudes. Isso garante mais segurança no uso do nosso benefício de educação", diz Joca Oliveira.

O modelo de negócio do Unico Skill se baseia em um tripé que conecta instituições de ensino, empresas e colaboradores/dependentes. "Compramos os serviços educacionais direto das instituições de forma massiva e oferecemos os cursos na nossa plataforma", conta o executivo. "Esse modelo beneficia as próprias instituições, que reduzem o custo para atrair alunos e zeram a inadimplência; as empresas, que têm um produto acessível por 0,5% da folha de pagamento e qualificam a mão de obra; e os trabalhadores, que têm acesso a milhares de cursos em diversas áreas", afirma o CEO. O benefício permite, ainda, a inclusão de dependentes: filhos, cônjuge e até pai e mãe.

Com crescimento de 400% na receita no ano passado, o Unico Skill se consolidou com uma carteira de clientes que com mais de 80 empresas, brasileiras, como BMG, banco BV, CCR, Nestlé, Farmácia Pague Menos, Heineken e outros, que somam mais de 190 mil colaboradores.